Papa Francisco fala do fim da vida em texto escrito antes de morrer: ‘Não é o fim de tudo’

Escrito é prefácio de livro que será publicado no dia 24 de abril, dois dias antes do funeral do papa Francisco

(O Globo) O Vaticano divulgou, nesta terça-feira, um texto inédito escrito pelo Papa Francisco em fevereiro, como prefácio para o novo livro do cardeal Angelo Sola, arcebispo emérito de Milão, intitulado: “Na espera de um novo começo. Reflexões sobre a velhice”. A obra de Sola será lançada na próxima quinta-feira, dia 24 de abril, dois dias antes do funeral de Francisco, que morreu nesta segunda-feira, dia 21, aos 88 anos.

No texto, que o Papa Francisco escreveu uma semana antes de sua última internação, em 14 de fevereiro, ele escreve sobre a importância de encarar a velhice como uma etapa positiva da vida. Segundo ele, “a morte não é o fim de tudo, mas o começo de algo”.

“Sim, não devemos ter medo da velhice, não devemos temer abraçar o envelhecer, porque a vida é a vida, e adoçar a realidade significa trair a verdade das coisas (…) Porque dizer ‘velho’ não significa ‘descartável’, como às vezes uma cultura degradada do descarte nos faz pensar. Dizer velho, ao contrário, é dizer experiência, sabedoria, discernimento, ponderação, escuta, lentidão… Valores dos quais precisamos urgentemente!”, diz o Pontífice em um trecho do prefácio.

No escrito, o Papa também fala sobre o papel essencial dos avós na sociedade contemporânea. Para ele, os idosos são faróis que iluminam os mais jovens com memória, valores e um olhar de longo alcance.

Fonte : Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *